Dieta da Usp Emagrece Mesmo?

Como funciona a Dieta da Usp

Dieta da USP Funciona?

A dieta da USP surgiu nos anos 90 e ainda é bastante conhecida e procurada. Muitas pessoas ainda procuram pois essa dieta promete trazer resultados rápidos de emagrecimento. Ao contrário do que o nome pode indicar, essa não tem nada a ver com a Universidade de São Paulo. Esse nome foi dado apenas para dar credibilidade ao procedimento.

A dieta promete emagrecer 14 quilos em 14 dias… Será? Vamos aqui analisar alguns fatores, mas o mais importante é sabermos se é saudável. Será que podemos usar a dieta da usp para emagrecer?

Estudos definem a dieta da USP como uma dieta de emergência. Segundo essas publicações, uma dieta de emergência é um regime alimentar extremo que tem como objetivo perder o máximo de peso num curto período de tempo. A emergência pode ser um encontro especial, casamento, ocasião especial, etc.

Sua base é um cardápio semanal repetido duas vezes…

O problema é que esse cardápio não é garantia de perda de 14 quilos em 14 dias. Os resultados médios estão entre 3 a 7 quilos e pessoas que emagrecem apenas 1 ou 2 quilos!

Abaixo segue o cardápio original da dieta da USP:

Dieta Usp Cardapio

Mas a grande pergunta é: a dieta da USP funciona? Temos então 2 respostas: Sim, a dieta emagrece. Não, o resultado não será permanente.

Apesar das bases de uma dieta de restrição calórica de baixo carboidrato, rica em proteínas e gorduras, a dieta da USP não promove a eliminação de gordura e não leva a uma perda de peso permanente.

O baixo consumo de carboidratos e a restrição de sal têm um efeito diurético no organismo. Isto faz você perder água – os resultados são alcançados mas é um peso que você ganha de volta 1 a 3 dias depois! Essa é um procedimento muito similar aos que os fisiculturistas utilizam antes das competições. Perder este peso de água vai fazer você parecer um pouco mais magra, mas lembre-se de que não é um efeito permanente.

O verdadeiro problema desta dieta é que a restrição calórica é muito extrema. Isto leva ao catabolismo – o consumo de massa magra – que por sua vez torna o metabolismo ainda mais lento. Para uma pessoa que não tem uma alimentação saudável isto é uma bomba relógio.

O metabolismo fica mais lento e depois a pessoa volta aos seus maus hábitos alimentares, ganhando todo o peso perdido de volta e com grande probabilidade de ficar mais gorda!

Esta dieta rápida também ajuda a perder gordura, mas os riscos não valem os seus benefícios. Para controlar o peso não se pode fazer milagres em apenas 14 dias seguindo um cardápio para emagrecer que aparenta ser mágico.

O objetivo de emagrecer é perder gordura, perdendo o mínimo de massa magra no processo. Desta forma é possível perder os tais 14 quilos, mas não em 14 dias.

Existem atualmente o que estão chamando de nova dieta da usp ou dieta da usp reformulada, que nada mais é o conteúdo ligeiramente modificado se comparado a dieta usp original. A usp dieta basicamente está relacionada com tudo que já explicamos nesse artigo e deixamos para que você tire suas próprias conclusões. 

O importante quando fazemos uma dieta é ela ser simples de seguir e ser uma dieta que poderemos manter de maneira consistente. Isso se consegue através da reeducação alimentar, implementando pequenos hábitos que causam grandes mudanças na saúde.

biamiyaji